Relatório Geral da Gestão 2018-2020

O objetivo deste relatório é prestar contas aos sócios, Arquivo e sociedade em geral das atividades realizadas por esta gestão.

1 Diretoria

Na Assembleia Geral Ordinária do dia 23 de novembro de 2018, foi realizada a eleição e posse da diretoria para o período 2018-2020, que assim se constituiu:

Presidente – Anderson Fiori Portella
Vice-presidente – Rosani Gorete Feron
Primeira secretária – Sônia America Sisto Burnett
Segunda secretária – Romilda Jardim Raeder
Primeira tesoureira – Iara Gomide Machado
Segunda tesoureira – Clara Marli Scherer Kurtz

CONSELHO FISCAL
Clarissa de Lourdes Sommer Alves
Cléo Belicio Lopes
João Guilherme Burnett
Suplentes:
João Alberto Licht Teixeira
Isabel Ferreira Garcia
Minervina dos Santos Garcia

Na Assembleia Geral Extraordinária realizada em 5 de abril de 2019, diretoria e conselho foram alterados pela renúncia do presidente, Anderson Fiori Portella, e da conselheira suplente Isabel Ferreira Garcia, assumindo o cargo de presidente, conforme determina o Estatuto, a vice-presidente, Rosani Gorete Feron, e ficando vaga uma suplência no conselho.

2 Planejamento das ações

Ainda no mês de abril, a nova diretoria definiu os eixos de sua atuação:

  • contribuir com a implementação dos projetos do Arquivo por meio da suplementação de carências financeiras, apoio técnico e divulgação;
  • apurar a gestão administrativa, cultural e financeira da Associação.

    Foi elaborado, então, o plano de ação para o biênio 2019-2020:
  1. Projetos do Arquivo: Em parceria com o Arquivo, foi definido que as ações prioritárias da Associação, em relação aos projetos do Arquivo, se voltariam à preservação do conjunto arquitetônico. Neste sentido, três projetos estão em andamento:

    Andar térreo: substituição do piso da sala de pesquisa, atendimento, espaço cultural José Abilio Pinto dos Santos). O projeto arquitetônico foi solicitado pelo Arquivo à Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão, e será efetivado com recursos financeiros oriundos de um Convênio que a Associação tem firmado com o DETRAN.

    Jardim: desenvolvimento e execução de projeto para revitalização do jardim e podas de árvores; recursos oriundos do Termo de Cooperação com a empresa A3DG, que doará os serviços, materiais, equipamentos e recursos humanos necessários.

    Reparos (permanente): apoio financeiro para pequenos reparos.

    Também foi lançada uma campanha para buscar doadores, com objetivo de formar um fundo para investir em melhorias do conjunto arquitetônico ou atividades que o Arquivo priorizar.
  2. Gestão administrativa, financeira e cultural da Associação

    Administrativa.

    1. Com o intuito de promover melhor conhecimento da finalidade e atuação da Associação, foi desenvolvido um folder (Anexo I – folder) com as informações mais importantes. Para deixá-lo ao alcance do público, foram adquiridos e instalados dois suportes de acrílico no espaço térreo do Arquivo.

    2.Para melhorar a comunicação com associados e público simpatizante, dando mais transparência às atividades promovidas pela Associação e aumentando a divulgação de atividades culturais, foi criado um blog com hospedagem simplificada gratuita no sistema gerenciador WordPress (v. rodapé), já que nem todos têm conta no Facebook, onde a Associação mantém página.

    Financeira

    Visando à independência financeira da Associação, foram desenvolvidas atividades com o intuito de gerar recursos que garantam suas despesas obrigatórias, como pagamento de taxas obrigatórias e honorários de contador:

    * Ampliação do quadro social: foi lançada campanha para buscar novos sócios, principalmente com desenvolvimento de atividades culturais e entre os pesquisadores do Arquivo, entre outros.

    * Também foram realizadas várias ações junto aos associados para quitação de anuidades em atraso, como redução da anuidade de R$80,00 para R$ 50,00, e recadastramento dos sócios por meio do blog e comunicação por e-mail, com alternativas para regularização financeira: 1. pôr em dia as anuidades, uma por mês, até a quitação total, e permanecer como sócio desde sua adesão; 2. Pôr em dia as anuidades em um único pagamento e permanecer como sócio desde sua adesão; e 3. zerar seu débito e voltar como sócio novo a partir de 2019.
    Hoje temos 20 sócios com as anuidades em dia.

    Resultados financeiros:



Atividades sociais e culturais

Foram organizados eventos com o objetivo de ampliar o quadro social, conquistar doadores, divulgar ações e discutir temas envolvendo acervo e atividades da Associação e do Arquivo:

Comemoração dos 25 anos da Associação

Foi realizada uma solenidade com homenagens a antigas diretorias, na pessoa dos presidentes, assim como de membros desta e de outras diretorias que se destacaram na dedicação e empenho do seu trabalho gestor.

Também foi elaborado um vídeo com as principais realizações de cada gestão.

Seminário – fontes de financiamento para Arquivos

Foi estruturado um seminário, a ser realizado em novembro 2019, para discutir fontes de financiamento para os Arquivos. Foi cancelado por razões de agenda, tanto da direção do Arquivo como da palestrante, diretora do Arquivo Nacional.

Rodas de chimarrão no Apers

Ciclo de conversas informais, gratuitas e sem custo, abertas ao público em geral, sobre temas presentes no acervo do Arquivo, introduzidos por um historiador pesquisador. Iniciadas em novembro de 2019, tiveram sua retomada após as férias de verão impedida pela pandemia:

  • Processos Criminais de Deoclécio Martins (1940), também conhecido como ‘Carmem Miranda’, que levaram os presentes a uma cidade em que homens realizavam encontros noturnos furtivos em espaços públicos como a Praça da Alfândega (Anexo II – folder).
  • Processo Criminal contra Laudelino Manoel de Souza Gomes, líder de duas casas de umbanda na Cidade Baixa, abordando a repressão às religiões de origens africanas em Porto Alegre na década de 1940 (Anexo III – folder).

  • Festa das etnias

    Evento formatado em parceria com entidades representativas, como associações e clubes étnicos, para realização de atividades culturais como dança, música, gastronomia, exposições, palestras, entre outros.

    Foi escolhido o mês de março, em razão dos aniversários do Arquivo e de Porto Alegre.

    O projeto consiste em ofertar os espaços culturais do APERS, para que a entidade possa, voluntariamente, apresentar seu programa cultural. Os custos serão por conta da entidade.

    Para a primeira edição (2020), foram escolhidas as quatro etnias mais antigas: africana, portuguesa, alemã e italiana (Anexo IV – folder).

    Por conta da pandemia, foi realizada apenas a programação da etnia africana.

    Foram convidadas as seguintes entidades:
    • Sociedade Beneficente e Cultural Floresta Aurora, representando a etnia africana;
    • Centro Cultural 25 de Julho, representando a etnia alemã;
    • Casa dos Açores do Rio Grande do Sul, representando os portugueses que deram início a Porto Alegre;
    • Sociedade Italiana no Rio Grande do Sul, representando a etnia italiana.
  • Apoio a Eventos do Arquivo:
    • Aniversário do Arquivo
    • Mostra de Pesquisa – realizada anualmente
    • Semana Nacional de Arquivos
    • Dias do Arquivista e do Servidor Público

Anexo I – Folder AAAPRS

Anexo II – Roda de Chimarrão

Anexo III – Roda de Chimarrão

Anexo IV – Festa das Etnias

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